sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

PERSISTÊNCIA E FÉ

Persistência e Fé
Esta é a história de um garoto que vivia apenas com seu pai. Ambos tinham uma relação de amizade e respeito muito especial. O menino pertencia à equipe de futebol americano da escola e normalmente não tinha oportunidade de jogar, ou melhor, quase nunca. Mesmo assim, seu pai permanecia sempre nas grades lhe fazendo companhia.
Quando entrou no segundo grau, o jovem era o mais baixo da classe, mas insistia em participar da equipe de futebol do colégio. E seu pai sempre orientava e explicava que ele não tinha que jogar se não quisesse realmente. Mas o garoto amava o futebol e não faltava em nenhum treino ou jogo. Estava decidido a dar o melhor de si e sentia-se comprometido com aquilo.
Os colegas o chamavam de "esquenta banco", porque vivia sentando como reserva. No entanto, seu pai, com espírito lutador, sempre estava nas grades fazendo-lhe companhia, dizendo-lhe palavras de consolo e dando-lhe todo apoio que um filho podia esperar.
Quando ingressou na Universidade, tentou entrar na equipe de futebol, e todos estavam certos de que não conseguiria, mas ele venceu a todos entrando no time. O treinador disse-lhe que o tinha aceitado porque ele demonstrava jogar de corpo e alma em cada um dos treinos e ao mesmo tempo transmitia à equipe grande entusiasmo.
A notícia encheu seu coração por completo, correu ao telefone mais perto e ligou para seu pai, que compartilhou com ele daquela emoção. Sempre enviava ao pai os ingressos para assistir aos jogos da Universidade. O jovem atleta era muito persistente, nunca faltou a nenhum treino ou jogo durante os quatro anos de universidade, mas também nunca teve a chance de participar de nenhum jogo.
Era a final da temporada e justo alguns minutos antes de começar o primeiro jogo das eliminatórias, o treinador lhe entregou um telegrama. O jovem leu e ficou em silêncio por alguns instantes... Respirou fundo e, tremendo, disse ao treinador: - Meu pai morreu esta manhã: existe algum problema se eu faltar ao jogo hoje? O treinador o abraçou e disse: - Tire o resto da semana de folga, filho, e nem pense em vir no sábado.
Chegou o sábado e o jogo não estava bom... Quando a equipe estava com três gols de desvantagem, o jovem entrou no vestiário, colocou o uniforme em silêncio, correu até o treinador e lhe fez um pedido, quase uma súplica: - Por favor, deixe-me jogar... Eu tenho que jogar hoje - falou com insistência.
O treinador não queria escutá-lo. Afinal, não podia deixar que seu pior jogador entrasse no final das eliminatórias. Mas o jovem insistiu tanto que, finalmente, o treinador, sentindo pena, deixou: - Ok, filho, pode entrar, o campo é todo seu...
Minutos depois, o treinador, a equipe e o público, não podiam acreditar no que estavam vendo. Aquele desconhecido, que nunca tinha participado de nenhum jogo, estava sendo brilhante. Ninguém podia detê-lo no campo e corria facilmente como uma estrela. Sua equipe começou a fazer gols até empatar o jogo e, nos últimos segundos, o rapaz interceptou um passe e correu por todo o campo até fazer o último gol. E graças a ele a sua equipe foi a vencedora. As pessoas que estavam nas grades gritavam emocionadas e ele foi carregado por todo o campo.
Finalmente, quando tudo terminou, o treinador notou que o jovem se afastara dos outros e estava sentado, em silêncio e pensativo. Aproximou-se dele e falou: - Garoto, não posso acreditar! Você esteve fantástico! Foi incrível! Conte-me: como conseguiu?
O rapaz olhou para o treinador e disse: - O senhor sabe que meu pai morreu... Mas o que o senhor não sabia é que ele era cego. Meu pai assistiu a todos os meus jogos, mas hoje era a primeira vez que ele podia me ver jogando... E com um sorriso molhado de lágrimas, concluiu: - Eu quis mostrar a ele que sim, que eu podia jogar bem.
Persistir num ideal, acreditar nas próprias forças, jamais desanimar e muito menos desistir, esse é o segredo para o sucesso!
( Colaboração de Mônica de Souza Lima )

4 comentários:

  1. Muitos acreditam que para ter sucesso é preciso sorte e esquecem de lutar pelo que querem.
    beijos adorei o blog.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza pode sim, desculpe a demora em responder, estou meio enrolada esses dias...
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  3. A perseverança nunca deve se intimidar por causa do tamanho do desafio.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  4. Eu acredito que essa realmente é achave para o sucesso!!! Ótimo post! bjoo

    ResponderExcluir