quarta-feira, 25 de maio de 2011

Vivendo e aprendendo

Vivendo e aprendendo
Célia J. da Silva


Aprendi que na vida existem duas verdades:
A minha verdade e a verdade do Outro;
Aprendi que mesmo que eu queira ter a certeza de minhas verdades,
A outra pessoa também terá a certeza das suas;
Aprendi que toda verdade por mais certa que esteja,
Sempre será meia verdade;
Aprendi que quando estava certa sobre o que realmente queria,
O outro lado não tinha tanta certeza assim do que realmente queria,
Aprendi que por mais que eu desejasse que algo não tivesse fim,
O fim era necessário para um novo e sincero começo.
Aprendi que quando o novo começo estava chegando;
A dúvida e as incertezas do presente começaram a assombrar os pensamentos;
E a questionar se o futuro seria melhor que o passado;
Aprendi que o passado pode ter sido triste ou alegre;
Mas não posso mais voltar atrás para acertar ou errar novamente;
Aprendi que o presente é o meu futuro dado por Deus para que eu agarre a chance de ser o que sou como realmente sonhei;
Aprendi que por mais que eu tenha esta chance e sonhe com o que sempre quis, senão colocar meus sonhos em prática;
De nada valerá a chance que Deus me deu e não mais poderei reclamar da sorte.
Aprendi que a sorte foi feita para todas as pessoas, mas devemos ser verdadeiros a nós mesmo e não ter medo de agarrá-la quando ela chegar.
Aprendi que por mais que eu fale como sou, do que gosto, de como gosto;
O outro pode ser completamente diferente de mim e não falar nada a seu respeito.
Aprendi que falar no momento certo pode ajudar somente quem está querendo ouvir;
Mas que poderá destruir quem não estiver preparado para discernir as palavras que falei.
Aprendi que não adianta correr contra o tempo, quando não é o momento certo;
Mas o outro pode perder o momento certo quando chegar a hora de correr e ele não estiver preparado.
Aprendi que os amores na vida da gente, sempre vão e vem e permanecem para sempre quando se ama de verdade.
Mas o amor do amigo, quando se perde nunca mais se tem pois com ele se perde a confiança.
Aprendi que o que o ser humano mais deseja na vida é ser amado e não ter mais medo de sentir medo de ser rejeitado.
Aprendi que não adianta tentar mudar o mundo ou as pessoas;
O outro tem o direito de querer ser e viver num mundo diferente do seu.
Aprendi que se eu não for verdadeira a mim mesma;
O outro pode querer impor sobre mim suas próprias verdades, mas que nunca serão as minhas na verdade.
Aprendi que tanto posso ser odiada ou amada incondicionalmente pelas outras pessoas.
Mas que em primeiro lugar devo me amar e amar o outro com toda intensidade.
Aprendi que por mais que tenha que aprender ainda com o outro;
Sempre ficará faltando alguma lição a ser ensinada.
Mas aprendi que não importa o que aprendo nesta vida;
Sempre deverei praticar a mais valiosa lição:
Amar, ter compaixão, perdoar...
Aprendi que posso ter tudo o que quero;
Porque sei que o que move o mundo não é o dinheiro, mas o que não posso aprender e sim praticar e sentir:
O amor....

Nenhum comentário:

Postar um comentário